ENERGIAS RENOVÁVEIS

BLOG

Mercado de energia solar cresce 70% no Brasil

Foto Ilustrativa

A expansão acelerada do mercado de energia solar chama a atenção de investidores internacionais, que começam a planejar projetos mais agressivos para instalação de energia fotovoltaica no país. Linhas de financiamento e barateamento dos custos de instalação podem estar por trás do crescimento do setor, indicam especialistas 

Enquanto muitos setores da economia sofreram com a retração em 2020, o mercado da energia solar tem motivos para comemorar. Segundo dados divulgados pelo jornal O Globo, a instalação de painéis fotovoltaicos cresceu em 70% durante o ano passado, alcançando 7,5 gigawatts de potência – quase 50% da capacidade da usina hidrelétrica de Itaipu, instalação líder mundial em produção de energia renovável. 

Esses números marcam uma forte tendência para a indústria, que vem crescendo a passos largos há pelo menos dez anos. Com o avanço da tecnologia e o barateamento dos custos para instalação, cada vez mais empresas, residências e comércios enxergam na energia solar uma solução viável para diminuir os gastos com a energia elétrica.

Além disso, subsídios governamentais e linhas privadas de financiamento para energia solar também facilitam a adesão generalizada desse método de geração de energia alternativa. Atualmente, existem várias linhas de financiamento para projetos de energia fotovoltaica promovidas por bancos públicos, como o BNDES e o Banco do Brasil, e privados, como o Banco BV. 

Outro fator importante para a expansão da energia fotovoltaica no Brasil tem menos relação com incentivos fiscais e mais com aspectos naturais do território nacional. Por estar em uma posição privilegiada, onde a incidência de raios solares permite uma alta capacidade produtiva, o Brasil torna-se uma importante potência para a geração de energia limpa e renovável por meio da luz do sol. De acordo com dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar, o Brasil recebe mais de 3 mil horas de brilho do sol durante todo o ano, colocando o território no ranking de nações com maior potencial para geração de energia solar.

Fonte: http://universodenegocios.com.br/mercado-de-energia-solar-cresce-70-no-brasil/

Você pode gostar de ler também...

A Mais Sol Energias Renováveis tem soluções econômicas de geração de energia sustentável, através de sistemas solares fotovoltaicos, contribuindo assim para a preservação do planeta.

Unidades Mais Sol

Assine a Newsletter

MAIS SOL ENERGIAS RENOVÁVEIS © 2022 | Todos os direitos Reservados.
CEP 60440-593, Rua Humberto Monte, 2929, Sala 715 S2, Pici, Fortaleza, Ceará.
MAIS SOL ENERGIAS RENOVÁVEIS LTDA | CNPJ: 23.838.483/0001-01

Desenvolvido por:

logo_pipa