ENERGIAS RENOVÁVEIS

BLOG

Veículos elétricos ganham espaço no mercado

ALÉM de menos poluente, os elétricos são mais silenciosos e têm consumo mais eficiente.

No Brasil, de janeiro a outubro deste ano, 27 mil veículos elétricos. Alta de 37% em relação ao apurado ao longo de todo o ano de 2020. No Ceará, 467 carros já estão rodando.

A transição da matriz energética na mobilidade urbana está em fase de aceleração. Impulsionado pelas marcas – que parecem bem mais comprometidas com os acordos ambientais do que muitos países que participaram da 26ª Conferência do Clima (COP 26) – os modelos elétricos ou híbridos estão no foco dos investimentos. E apesar de ainda estar mais restrito ao segmento premium – preços a partir de R$ 158 mil – são veículos que começam a ganhar espaço também nas ruas. No Ceará, entre 2018 e outubro de 2021, a quantidade de carros elétricos e híbridos circulando aumentou 353%, saindo de 103 veículos para 467, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
No Brasil, a demanda vem crescendo de forma avassaladora. Números divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)
mostram que, de janeiro a outubro deste ano, foram comercializados mais de 27 mil veículos eletrifi cados no País. São 7,3 mil unidades a mais do que o apurado ao longo de todo o ano de 2020, 19,7 mil, e que já tinha sido recorde ante ao ano anterior (11,8 mil).
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta que até 2035, 62% dos novos veículos no País deverão ser de automóveis elétricos.
Dentre os elétricos que circulam por Fortaleza, está o do universitário Alessandro Rafael Lima, 38. Ele comprou um Mini Cooper S Elétrico, o primeiro do modelo no Estado. Na avaliação dele, a eletrifi cação dos veículos “não é futuro, já é realidade”.
Ele conta que a tecnologia ainda é cara se comparada aos carros populares, mas muito porque não há qualquer contrapartida em relação aos tributos. Se isso fosse feito, poderia estimular a compra deles, barateando o custo fi –
nal e ainda contribuiria para uma redução mais expressiva da emissão de CO².

Mesmo assim, o saldo fi nal é positivo. “Sempre que me perguntam eu digo que vale a pena.
Se não for por economia, que seja por um ato de resistência aos valores dos combustíveis fósseis e a possibilidade de ajudar o planeta de alguma forma”.
Por enquanto, ainda é um mercado para poucos. O Porsche Taycan, por exemplo, o carro elétrico mais vendido no Brasil no primeiro quadrimestre de 2021, custa a partir de R$ 573,4 mil. As 170 unidades do esportivo elétrico vendidas entre janeiro e abril renderam cerca de R$ 135 milhões em faturamento para a fabricante alemã.
Adalberto Maluf, presidente da ABVE, ressalta que o crescimento das vendas é mundial. Em 2020, cerca de 11% do volume total comercializado foram de modelos elétricos. A participação do Brasil foi de 1%. Mas, para este ano, ele projeta algo em torno de 1,5%.
Maluf diz que há o olhar do copo meio cheio pelo crescimento do setor, mas meio vazio por conta da disparidade ante a realidade mundial.
“No Brasil não temos uma política nacional de promoção da eletromobilidade, com estímulos na indústria, infraestrutura, pesquisa e inovação,
com um trabalho de aproximação. O País pode virar um grande player dessa cadeia, com uma transição para a indústria do futuro, mas é preciso realizar a priorização por parte do Governo”.
Um artigo publicado pela PwC, intitulado “Five trends transformig the automotive industry”, traz a refl exão de que a mobilidade do futuro vem mobilizando uma reorganização abrangente e rápida do setor automotivo após 2025.
Os impactos sobre as cadeias de valor do setor serão expressas e as estruturas e atitudes elementares terão que mudar rapidamente a fi m de
lidar com os desenvolvimentos até 2030 e além.
“A mobilidade do futuro é fácil, eletrifi cada, autônoma, compartilhada, conectada e atualizada anualmente”, destaca o documento.

PREVISÃO Até 2035, 62% dos novos veículos no País deverão ser
de automóveis elétricos, segundo a Anfavea.

Fonte: Jornal O Povo

Você pode gostar de ler também...

Демо игровые аппараты бацать безвозмездно кроме фиксации во слоты, оригинальности версии зли забаве в онлайновый игорный дом

Content IМожно династия играть во игровые автоматы кроме Интернет, во автономном строе? Особые интерактивный-казино А как правильно делать во слоты на аржаны Как взяться танцевать

Leia mais »

Скачать Приложение Лото Аэроклуб: Проворно а также Быстро

Content Аська преданности Как начать бацать в Игра Клуб: Пошаговое авторуководство Какой-никакие методы пополнения видимо-невидимо приемлемы? Лицензия вдобавок безобидность Loto Club: Ваше благоустройство — свой

Leia mais »

Free Puzzles Which April

Blogs The brand new 737 Maximum Helps it be In order to Australia Bonza Becomes Skill Improve Which have Two Damp Leased Routes What’s the

Leia mais »

A Mais Sol Energias Renováveis tem soluções econômicas de geração de energia sustentável, através de sistemas solares fotovoltaicos, contribuindo assim para a preservação do planeta.

Assine a Newsletter

MAIS SOL ENERGIAS RENOVÁVEIS © 2022 | Todos os direitos Reservados.
CEP 60821-775, Av. Edilson Brasil Soares, 810, Edson Queiroz, Fortaleza, Ceará.
MAIS SOL ENERGIAS RENOVÁVEIS LTDA | CNPJ: 23.838.483/0001-01

Desenvolvido por: