ENERGIAS RENOVÁVEIS

BLOG

Energia solar pode cobrir 75% da demanda energética global até 2050 e já traz benefícios para o Brasil

A transição global para uma energia elétrica produzida somente a partir de fontes renováveis está cada vez mais próxima da realidade. Isso pode ser confirmado pelo professor de economia solar Christian Breyer e sua equipe da Universidade de Tecnologia de Lappeenranta, localizada na Finlândia, que revisaram as suas estimativas em relação à participação da energia solar na matriz elétrica globalaté 2050, que passou de 68% para 76%.

Para a pesquisa “Low-cost renewable electricity as the key driver of the global energy transition towards sustainability” – “Eletricidade renovável de baixo custo como o principal impulsionador da transição energética global para a sustentabilidade” –, com o objetivo de comprovar a disponibilidade econômica de um mercado global de energia baseado em fontes totalmente renováveis, a equipe finlandesa utilizou o seu modelo de transição do sistema de energia, estimando que a energia solar pudesse alcançar, no final da primeira metade do século, uma quota de mercado de 69% do total de fornecimento de energia primária.

“Uma descarbonização total do sistema elétrico até 2050 é possível a um custo menor do sistema do que hoje, com base na tecnologia disponível. A transição energética não é mais uma questão de viabilidade técnica ou econômica, mas de vontade política”, pontuou Christian Breyer.

Seguindo essa perspectiva, a energia solar será a principal fonte a contribuir para a transição a um sistema elétrico livre de emissões de carbono. Atualmente, esse tipo de energia é amplamente utilizado nos mais diversos setores da sociedade devido às suas vantagens e por estar se tornando cada vez mais acessível – sobretudo com o financiamento para energia solar como uma das alternativas para investimento em energia renovável.

Energia solar proporciona mais empregos no Brasil
A energia solar também demonstra os seus benefícios no território brasileiro, trazendo maior sustentabilidade e mais empregos. “A energia solar terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento econômico do país, sobretudo agora, para ajudar na recuperação sustentável da economia, já que é a fonte renovável que mais gera emprego e renda no mundo”, afirma Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar.

De acordo com reportagem publicada na Gazeta do Povo, a fonte solar trouxe R$ 24 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, os quais geraram mais de 150 mil empregos ao longo desses anos, além de ter evitado a emissão de mais de 2,7 milhões de toneladas de CO2.

O Projeto de Lei 5.829/2019, relatado pelo deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos – MG), concebe um arcabouço legal para a geração própria de energia, com previsibilidade e segurança jurídica, assegurando o direito do consumidor de produzir e consumir a própria energia por meio de fontes renováveis. Com a criação desse marco legal, o segmento pode gerar mais de 1 milhão de empregos nos próximos anos.

Redução na conta de luz brasileira
O marco legal proposto pelo PL 5.829/2019 também ajuda a reduzir significativamente os gastos dos consumidores brasileiros com contas de luz. Segundo Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, apenas com a diminuição dos custos no uso de termelétricas fósseis, até 2050, serão mais de R$ 150 bilhões de economia, reduzindo o peso das bandeiras vermelhas nas contas de luz e colaborando para evitar a emissão de poluentes no segmento elétrico.

“A energia solar fotovoltaica reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do país. Trata-se da fonte renovável mais barata do Brasil, que ajuda o país a crescer com cada vez mais competitividade e sustentabilidade”, aponta Rodolfo Meyer.

Existem opções adotadas por muitos consumidores brasileiros para lidar com o alto custo inicial da instalação de sistemas de energia solar, como o financiamento para energia solar, que rapidamente é recompensado devido à redução dos custos com as contas de luz.

Uma iniciativa recente do banco BV é o Meu Financiamento Solar, que é uma plataforma digital exclusiva para financiamento de sistemas de energia solar.

Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticia/energia-solar-pode-cobrir-75-da-demanda-energetica-global-ate-2050-e-ja-traz-beneficios-para-o-brasil#.YKIa06hKjIV

Você pode gostar de ler também...

A Mais Sol Energias Renováveis tem soluções econômicas de geração de energia sustentável, através de sistemas solares fotovoltaicos, contribuindo assim para a preservação do planeta.

Unidades Mais Sol

Assine a Newsletter

MAIS SOL ENERGIAS RENOVÁVEIS © 2022 | Todos os direitos Reservados.
CEP 60440-593, Rua Humberto Monte, 2929, Sala 715 S2, Pici, Fortaleza, Ceará.
MAIS SOL ENERGIAS RENOVÁVEIS LTDA | CNPJ: 23.838.483/0001-01

Desenvolvido por:

logo_pipa